• No silêncio do Pampa Gaúcho ...
  • surgem ecos de beleza
  • história
  • nostalgia
  • um sonho
  • um lugar único

Home »   Notícias »   Notícia

 

14/08/2017 -

Vinho Luar do Pampa Sauvignon Blanc destaca o potencial da região da Campanha

A Guatambu Estância do Vinho lançou neste sábado (12/08), durante almoço harmonizado na própria vinícola, seu novo rótulo, elaborado 100% com uvas Sauvignon Blanc, produzidas nos vinhedos da Estância, em Dom Pedrito. Este varietal, que se incorpora à linha Luar do Pampa, composta também pelos vinhos Chardonnay, Gewürztraminer e rosé, se destaca pela sua grande tipicidade, intensidade de aromas e frescor.

As condições climáticas da safra 2017 possibilitou expressar todo o potencial da Sauvignon Blanc a campo, e além disso, em conjunto foi realizado um manejo agrícola especial visando a potencialização da tipicidade aromática. Também a Guatambu vem a cada ano substituindo o manejo tradicional por um manejo biológico nos vinhedos. Ainda no contexto de sustentabilidade, a vinícola comemora o primeiro ano de produção de vinhos utilizando energia solar. O parque foi instalado em maio de 2016, sendo composto por 600 células fotovoltaicas.

Elaborado em quantidade limitada de apenas 2.900 garrafas, este vinho apresenta cor esverdeada com reflexos prateados, aromas intensos de goiaba, maracujá e notas de pimentão verde. Em boca apresenta grande volume e acidez marcante que potencializa as notas delicadas de fruta tropical e notas de verdes como menta, pimentão e broto de tomate. É um vinho de final longo e muito persistente. É excelente para harmonizar com saladas, brusquetas, sushi, peixes, moqueca, risoto de queijos e carnes brancas grelhadas.

Conforme o enólogo chileno Fernando Cordova, diretor técnico para América Latina da Laffort Enologia, que esteve presente no lançamento do vinho, este rótulo destaca a grande tipicidade varietal, ressaltando os aromas tropicais e vegetais, estando num elevado padrão internacional para esta variedade. Fiquei impressionado com o projeto da Guatambu, pois consegue num mesmo terroir produzir diferentes tipos de uva, e em todos com alta qualidade - comentou Cordova. Conforme Fernando, geralmente cada região vitícola do mundo não consegue produzir tantas variedades e tipos de produtos com qualidade, entre vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes. Com o lançamento deste novo rótulo, a Guatambu completa seu portfólio com 24 produtos. "Temos um vinho adequado para o paladar de cada pessoa e cada situação, desde os mais delicados até os grandes tintos mais potentes", comemora Gabriela Pötter, enóloga da Guatambu.

Gabriela Pötter, enóloga da Guatambu e Fernando Cordova, Diretor Técnico para América Latina da Laffort Enologia.

Fotos relacionadas

SE BEBER NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO - A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS