• No silêncio do Pampa Gaúcho ...
  • surgem ecos de beleza
  • história
  • nostalgia
  • um sonho
  • um lugar único

Home »   Notícias »   Notícia

 

21/11/2017 -

Mini curso une os universos de vinho e chocolate na Guatambu

O universo dos chocolates brasileiros encontrou o universo dos vinhos especiais no cenário encantador do Pampa Gaúcho. Neste ultimo dia 18 novembro, na Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito, RS realizou-se um evento exclusivo de apresentação de chocolates da Var Chocolates.

O Mini curso foi dedicado a envolver os participantes com informações técnicas sobre ambos os produtos. A degustação foi precedida de conteúdo sobre brasilidade, origem, produção, diferenciais dos vinhos e dos chocolates.

As empresas Guatambu e Var Chocolates, foram apresentadas com muitos aspectos em comum, ambas brasileiras, com foco em agronegócios, com pilares assentados em tecnologia, sustentabilidade e excelência.

Var Chocolates, uma empresa brasileira situada no sul da Bahia, tem origem na produção de cacau da Fazenda Lajedo do Ouro, onde o cacau é cultivado à sombra da Mata Atlântica, em ambiente totalmente preservado. O cacau é manejado e beneficiado com acompanhamento tal para ser apresentado ao mercado, como cacau e chocolates varietais tree to bar. Uma inovação para quem degusta!

A Guatambu Estância do Vinho, por sua vez, tem origem no Pampa Gaúcho, onde tem produção de 8 variedades de uvas e de 24 vinhos especiais. A Vinícola possui um parque solar com 600 painéis fotovoltaicos, que supre 100% da demanda de energia para produção de vinhos, sendo a única vinícola da América Latina a trabalhar com energia 100% renovável. A Guatambu também vivencia outros quesitos de sustentabilidade, como, por exemplo, na reutilização de resíduos sólidos das uvas, tanto para alimentação de bovinos, quanto para adubação das parreiras, através da compostagem do bagaço de uva. São também um espaço voltado ao bem receber pois realizam eventos diversos harmonizados com seus vinhos em uma estrutura impecável. É um prédio com estilo colonial espanhol, onde o céu e o verde do pampa emolduram a vinícola de forma perfeita.

O mini curso foi conduzido por três profissionais para que o aporte de informações fosse completo. Gabriela Pötter, diretora técnica da Vinícola, e Tiago Stein, enólogo, apresentaram conceitos sobre vinhos e sua degustação e conduziram a apresentação dos vinhos.

Juliana Ustra, da Ustra Consultoria, apresentou a empresa Var Chocolates, bem como um cenário sobre a produção de cacau e chocolate no Brasil, como reconhecer um bom chocolate, técnicas para degustação.

Desvendou-se também a identificação dos principais ingredientes para chocolates, inclusive do próprio fruto de cacau, enviado diretamente da Fazenda Lajedo do Ouro.

E, o ponto alto do evento foi a harmonização entre os vinhos e os chocolates. Surpresas sensoriais para os participantes, visto que os chocolates da Var apresentam de forma clara o terroir da sua origem. Estes são formulados com ingredientes de excelência e com massa de cacau varietal, preparada com muita dedicação dentro da própria fazenda, portanto, suas características sensoriais são muito marcantes e muito diferentes dos chocolates produzidos em larga escala no mercado brasileiro.

Já os vinhos da Guatambu, apresentam a autenticidade vinda do terroir de Dom Pedrito, marcado por verões secos, com alta luminosidade e adequada amplitude térmica, permitindo a maturação ideal das uvas, gerando vinhos macios e com aromas delicados. Durante a safra, são identificadas as peculiaridades de cada parcela de vinhedo, visando processar suas uvas separadas, em lotes pequenos, para preservar sua identidade. Por outro lado, durante todo o processo de elaboração dos vinhos, a qualidade de cada uva é preservada devido ao uso de tecnologia como resfriamento prévio dos cachos em câmara fria, transporte das mesmas por gravidade e prensagem sem contato com oxigênio.

Durante a harmonização com os vinhos da Guatambu houve a quebra de alguns paradigmas relativos ao consumo deste par. A busca pela indulgência ao consumir vinhos com chocolates é algo particular, cada organismo reage conforme suas experiências anteriores, suas memórias olfativas e gustativas, porém as sugestões realizadas pelos três profissionais deste evento, teve uma repercussão muito positiva.

Esta harmonização é algo que deve ser experimentado, não relatado... portanto, outros eventos para este tema em breve acontecerão. Fique atento à agenda!

Fotos relacionadas

SE BEBER NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO - A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS