• No silêncio do Pampa Gaúcho ...
  • surgem ecos de beleza
  • história
  • nostalgia
  • um sonho
  • um lugar único

Home »   Notícias »   Notícia

 

24/11/2017 - http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/11/especiais/vinhos_e_espumantes_2017/596266-vinicola-guatambu

Guatambu no Caderno Vinhos e Espumantes, do Jornal do Comércio

Vinícola Guatambu: sustentabilidade e inovação no coração da Campanha - Jornal do Comércio

Um novo capítulo na história do vinho brasileiro vem sendo escrito, há alguns anos, nas amplitudes e lonjuras da campanha gaúcha. E uma das responsáveis por boa parte dessa bem sucedida descoberta é a Guatambu Estância do Vinho, vinícola boutique, essencialmente familiar, fundada em 2003, que trabalha em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, nos campos de Dom Pedrito. Quando uma parcela das terras dedicadas historicamente à pecuária, principalmente aos bovinos da raça hereford, foi realocada para o cultivo dos vinhedos, um mundo novo se descortinou.

O terroir, desde sempre, foi perfeito para a atividade vitivinícola: mais de 2,3 mil horas de luminosidade durante o período vegetativo e escassez de chuvas no verão garantem a maturação perfeita. De posse desse tesouro, a família Pötter apostou alto na vocação de suas terras, produzindo vinhos de grande expressão e personalidade, revelando as particularidades deste novo terroir. Além do projeto de enoturismo inovador, idealizado para oferecer uma vivência completa com o vinho, a empresa ousou e, no ano passado, inaugurou um parque solar capaz de produzir energia limpa para alimentar toda a vinícola. São 600 painéis fotovoltaicos, que tiveram o investimento de R$ 1,5 milhão, e que hoje suprem 100% da necessidade energética do empreendimento. Aos poucos, a vinícola também vem substituindo o manejo tradicional pelo biológico em parcelas cada vez maiores dos vinhedos. "Ao escolher o vinho Guatambu, o consumidor sabe que está valorizando a preservação do meio ambiente. Somos referência em produção de vinhos sustentáveis, e isso nos orgulha muito", celebra Gabriela Pötter, enóloga e engenheira agrônoma da vinícola.

Produzir em grande escala nunca foi o objetivo da Guatambu - atualmente, saem de Dom Pedrito cerca de 150 mil garrafas por ano, número que deve crescer pouco nos próximos anos. Mesmo assim, a marca aposta em lançamentos que revelem a máxima expressão do terroir. Um dos mais recentes é o inesperado espumante tinto Noite do Pampa, elaborado com 100% de merlot, pelo método champenoise. Inspirado em uma noite de lua cheia no pampa gaúcho, foi lançado estrategicamente próximo ao inverno de 2017, para harmonizar com pratos gordurosos consumidos nos meses mais frios. O último produto da vinícola a chegar no mercado é o Luar do Pampa Sauvignon Blanc, um branco jovem de aroma e frescor intensos.

DICA DE PASSEIO

A principal atração enoturística é o almoço harmonizado, que ocorre somente mediante agendamento, com datas estipuladas pela vinícola, sempre aos sábados. Realizado no Salão Rastros do Pampa, o almoço tem no cardápio iguarias do Pampa, como parrilla de carne de cordeiro e entrecot de Hereford, tudo acompanhado por cinco rótulos da vinícola. Informações e reservas pelo e-mail visita@guatambuvinhos.com.br

Localização: BR-293, km 265, s/nº - zona rural, Dom Pedrito - RS. Telefone: (53) 3243-3295

Fotos relacionadas

SE BEBER NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO - A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS