• No silêncio do Pampa Gaúcho ...
  • surgem ecos de beleza
  • história
  • nostalgia
  • um sonho
  • um lugar único

Home »   Produtos »   Detalhes do produto

Rastros do Pampa
Tannat

ESTILO: Elaborado com muita paixão, este vinho é um expoente ímpar do respeito e valorização do ecossistema da Região da Campanha Gaúcha que a vinícola pratica, o que resulta em uvas de qualidade superior oriundas dos vinhedos localizados na Fazenda Leões, da Estância Guatambu, em Dom Pedrito, RS, onde o verão é bastante seco, a amplitude térmica chega a 14°C, e os solos derivam de rochas granulíticas. A safra 2013 deste vinho, já com garrafas esgotadas para venda, foi premiado com TOP TEN na EXPOVINIS 2014, como MELHOR VINHO TINTO NACIONAL.

CLASSIFICAÇÃO: Vinho Fino Tinto Seco

UVA: Tannat

SAFRA: 2014

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5%

DESCRIÇÃO:

Altitude: 260m

Clima: Situada no coração do pampa gaúcho, em Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai, a produção das uvas é marcada por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos. O clima subtropical úmido com invernos rigorosos, grandes geadas, amplitude térmica e o famoso vento Minuano geram uma combinação de fatores que propiciam o desenvolvimento ideal do ciclo da videira e a maturação completa de seus cachos.

Solo: denominado Luvissolo Háplico Órtico típico, possuindo teor de argila intermediário com pedras intercaladas. Este solo deriva de granulitos,  geologicamente uma das mais antigas rochas do Rio Grande do Sul, cujas frações originais apontam para uma idade de cerca de 2,6 bilhões de anos.

Sistema de condução: espaldeira, com cordão esporonado, vinhedos 100% próprios.

Colheita: 11/03/2014

Vinificação: Colheita manual de vinhedos próprios, 24 horas em câmara fria, seleção de cachos e bagas. Elaborado na vinícola Guatambu, em Dom Pedrito. Maceração pré-fermentativa a frio por 8 dias, maceração pós-fermentativa por 15 dias. A fermentação malolática ocorreu espontaneamente.

Barrica/ Madeira: Teve passagem por três meses em barris de carvalho francês Allier.

Temperatura de Serviço: 16 a 18°C

Descrição sensorial: Apresentamos um vinho intenso em todos os sentidos, desde sua coloração púrpura com tons violáceos,  seus deliciosos aromas de frutas negras e de geléias, que aos poucos vão dando lugar a notas de chocolate e tabaco, finalizando com alta concentração de taninos doces e macios. Tendo passagem por carvalho francês Allier durante três meses, este vinho está pronto para ser degustado, mas também possui um grande potencial para guarda, de até 8 anos.

Acompanha: carnes vermelhas, tanto assadas como grelhadas, de caça, carnes de panela, massas, risotos e queijos de pasta dura. 

*Foto meramente ilustrativa. 

SE BEBER NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO - A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS