• No silêncio do Pampa Gaúcho ...
  • surgem ecos de beleza
  • história
  • nostalgia
  • um sonho
  • um lugar único

Home »   Produtos »   Detalhes do produto

Guatambu Extra Brut

ESTILO: Produto ícone da Guatambu, com tomada de espuma através do método tradicional (champenoise) com no mínimo 8 meses de garrafa. Elaborado com 100% de uvas Chardonnay colhidas manualmente de vinhedos próprios da Estância Guatambu, de Dom Pedrito. É um espumante cremoso, com amplo volume e grande frescor, onde as notas  de frutas e leveduras estão em harmonia e equilíbrio.

CLASSIFICAÇÃO: Vinho Espumante Natural Extra Brut

UVA: 100% Chardonnay

SAFRA: 2017

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 12,5%

DESCRIÇÃO:

ORIGEM: Dom Pedrito, Campanha Gaúcha

ALTITUDE: 260m

CLIMA: Situada no coração do pampa gaúcho, em Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai, a produção das uvas é marcada por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos. O clima subtropical úmido com invernos rigorosos, grandes geadas, amplitude térmica e o famoso vento Minuano geram uma combinação de fatores que propiciam o desenvolvimento ideal do ciclo da videira e a maturação completa de seus cachos.

SOLO: denominado Luvissolo Háplico Órtico típico, possuindo teor de argila intermediário com pedras intercaladas. Este solo deriva de granulitos,  geologicamente uma das mais antigas rochas do Rio Grande do Sul.

VISUAL: Exibe cor vee do Sul, cujas frações originais apontam para uma idade de cerca de 2,6 bilhões de anos.

SISTEMA DE CONDUÇÃO: espaldeira, com cordão esporonado, vinhedos 100% próprios.

DESENGACE: Não foi feito desengace, as uvas foram prensadas inteiras na Prensa Pneumática.

VINIFICAÇÃO: Elaborado com 100% de uvas Chardonnay, colhidas manualmente de vinhedos próprios da Estância Guatambu, de Dom Pedrito, inserido no bioma Pampa Gaúcho. Este memorável espumante Extra-Brut foi elaborado pelo processo champenoise, a partir de prensagem direta das uvas, com 50% de mosto flor, clarificação estática com frio e fermentação a baixa temperatura. Parte do vinho base (25%) passou por barril de carvalho francês de primeiro uso. Tomada de espuma através do método clássico com 8 meses de garrafa.

 DESCRIÇÃO SENSORIAL: Exibe cor verde com tons platinados, perlage fino e abundante, resultando em uma coroa cremosa e persistente. Revela aromas  finos de frutas de polpa branca, como ameixa branca e pêra, dando lugar, em segundo plano, a notas delicadas de pão tostado e leveduras. Na boca apresenta-se cremoso, com amplo volume e grande frescor, onde as notas  de frutas e leveduras estão em harmonia e equilíbrio.

GASTRONOMIA: Este espumante é muito versátil por apresentar boa complexibilidade e persistência , podendo acompanhar desde entradas como canapés e saladas, frutos do mar e até carnes vermelhas.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 5 a 7°C
 

SE BEBER NÃO DIRIJA. APRECIE COM MODERAÇÃO - A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS