Panna Cotta com Calda de Vinho, uma receita para harmonizar com vinho licoroso
Ao contrário do que muita gente pensa, é totalmente possível, além de uma experiência deliciosa, harmonizar sobremesa com vinho. Mas qual tipo combina melhor? Sem dúvida, os vinhos licorosos, não à toa chamados de “vinhos de sobremesa”, casam muito bem. Harmonizar rótulos com doces não é uma tarefa tão fácil quanto a combinação dos pratos principais.
O vinho licoroso pode ser considerado seco ou doce, dependendo da quantidade de açúcar que permanece em sua composição. Ele será seco se possuir até 20 gramas ou menos de glicose por litro, enquanto os vinhos licorosos doces são aqueles que apresentam mais de 20 gramas por litro. Por outro lado, os vinhos licorosos possuem outra característica marcante, o teor alcoólico elevado. Segundo a definição da legislação brasileira, os vinhos licorosos são aqueles que dispõem de 14% a 18% em teor alcoólico, considerada uma faixa elevada em comparação a outras bebidas.
A nutricionista e especialista em gastronomia Luíza Brandi nos ensina uma receita maravilhosa de pana cotta para harmonizar com vinho licoroso Essência do Pampa – um vinho licoroso doce, contendo 22,55g/L, veja:
PANNA COTTA COM CALDA DE VINHO
Panna cotta
– 200 ml de leite
– 200 ml de creme de leite
– 200 ml de leite condensado
– 6 g de gelatina em pó sem sabor
– 1 colher de café de essência de baunilha
Calda
– 2 xícaras de vinho Licoroso Essência do Pampa
– 1 xícara de açúcar
Arabesco de caramelo:
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de água
– 1 colher de chá de vinagre branco
Modo preparo:
Panna cotta:
Coloque a gelatina em uma xícara, adicione 6 a 8 colheres de sopa de água fria e deixe hidratar, após hidratada, dissolva em banho-maria ou microondas, até dissolver por completo, mas não pode ferver. Reserve. No liquidificador coloque todos os ingredientes, menos a gelatina, bata bem, após bater adicione a gelatina e bata mais um pouquinho. Coloque a mistura em forminhas de empada (pode untar com óleo, bem pouquinho), leve a geladeira até ficar bem consistente. Desenforme na hora de servir, passando a faca ao redor para desgrudar.
Calda:
Coloque em uma panela pequena o vinho e o açúcar, leve ao fogo até ficar em ponto de calda. Sirva quente sobre a panna cotta.
Arabesco de caramelo:
Coloque em uma jarra o açúcar e a água e leve ao fogo, mexa até dissolver o açúcar. Quando ferver adicione o vinagre e deixe no fogo até ficar dourado. Para fazer a casca, forre uma forma com papel manteiga e unte com óleo, com a colher pegue um pouco do caramelo quente e faça o desenho no papel manteiga, espere esfriar e utilize na decoração.
Montagem e decoração:
– panna cotta
– frutas vermelhas (cereja, mirtilo, amora, etc)
– arabesco de caramelo (colocar na panna cotta)
– calda de vinho quente, adicionada na hora de servir