Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de  bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

Os números favoráveis motivaram a Guatambu a lançar uma nova identidade visual dos seus espumantes, além do rótulo BRUT RESERVA 24 MESES, ainda inédito no mercado nacional

O cenário da pandemia alterou hábitos de consumo de vinhos no mundo e o Brasil foi um dos países de maior mudança. Para se ter uma ideia, a venda de vinhos bateu recorde no primeiro semestre deste ano no país. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), o consumo da bebida alcançou 41,15% em relação ao mesmo período em 2020, ou seja, passou de 10,8 milhões de litros para 15,2 milhões de litros consumidos na primeira metade do ano, muito próximo dos 15,4 milhões de litros consumidos ao longo de todo o ano de 2019.

A venda de espumantes também cresceu. Os tipos brut e moscatel, por exemplo, tiveram aumento em 2021 de 52% e 43%, respectivamente. A alta do dólar – que encarece o produto importado – e o aumento da qualidade do vinho nacional ajudaram nesse salto positivo para as bebidas nacionais, em especial para as da Vinícola Guatambu, localizada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha.

A marca apresentou um crescimento bastante considerável nas vendas nos últimos 2 anos. Em 2020 os números já haviam sido expressivos em relação a 2019: acréscimo de 31%. Mas em 2021, quando comparado com igual período ao ano passado, a alta chegou a 49% nas vendas de vinho.

A soma da expansão destes dois anos faz chegar aos 80% do faturamento bruto que vem sobretudo da venda de vinhos e espumantes, comemora Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu. O mesmo reflexo de crescimento pode ser visto no enoturismo, que viu incrementar 59,8% no faturamento total quando comparado 2021 a 2019, o último ano antes da pandemia.

SELO IP CAMPANHA GÚCHA + NOVOS LANÇAMENTOS

Embora a Campanha Gaúcha venha produzindo vinhos há pouco mais de 40 anos, a região ganhou recentemente o selo IP (Indicação de Procedência), que atesta o “terroir” do vinho. Uma espécie de selo de qualidade e originalidade, cujo processo levou cerca de cinco anos de pesquisas, estudos de um grupo interdisciplinar sobre a região, em um projeto liderado pela Embrapa Uva e Vinho (RS) e analisado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Três rótulos foram lançados pela Guatambu no dia 3 de novembro, durante evento na Casa Cor RS em parceria com a Terroir Vinhos de Boutique, tem selo IP Campanha Gaúcha: são eles Guatambu Tinto Noir de Merlot, Guatambu Nature Blanc de blancs e Guatambu Extra Brut Blanc de blancs.

A atividade do dia 3/11 também foi palco para o lançamento da nova identidade visual dos espumantes da Vinícola, além da promoção do lançamento do rótulo BRUT RESERVA 24 MESES, ainda inédito no mercado. Elaborado pelo método champenoise, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, este espumante é um clássico dos clássicos, permaneceu por 24 meses maturando sobre as lias nas caves da Vinícola Guatambu e hoje resulta em um rótulo com grande cremosidade, harmonia e complexidade.

Já a nova identidade visual representa não só um novo posicionamento de mercado ainda mais elegante e sofisticado, onde a cultura do Pampa Gaúcho foi resgatada nos rótulos atuais, como também os novos tempos da Vinícola, com foco maior na marca Guatambu, visando unificar os rótulos e facilitar a identificação pelo consumidor.

Histórico

Estância Guatambu é uma empresa familiar com atuação no agronegócio desde 1958. Atualmente sob o comando da terceira geração, visando diversificar seus produtos, iniciou em 2003 o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Em 2013, inaugurou-se um marco no Pampa, o nascimento de uma das mais belas e estruturadas vinícolas brasileiras: a Vinícola Guatambu, com seu nome originado da fazenda Guatambu (árvore brasileira com grande porte, de madeira nobre e resistente).

A Guatambu é considerada a vinícola mais premiada da Campanha Gaúcha com seus espumantes, sendo seus Nature e Extra Brut considerados por diversas edições do Guia Descorchados como “Melhores da Campanha Gaúcha”. Em outro Guia, da Revista Adega 2021, o espumante Isadora Nature Rosé foi considerado O Melhor Rótulo da Campanha Gaúcha, concorrendo, inclusive, com os tintos.

“A Guatambu investiu muito em tecnologia, pesquisa e equipamentos avançados para produção de espumantes de alta qualidade. O processo já inicia diferenciado ao resfriarmos as uvas antes da prensagem a 5ºC, isto nos garante, juntamente com a prensagem das uvas em atmosfera inerte, um salto de qualidade, pois preserva todos os aromas e sabores das uvas, evitando oxidações” – comenta Gabriela Pötter, agrônoma e enóloga da Guatambu.

Por Tati Feldens – Ascom Guatambu

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