Destaques Guia Descorchados 2023
A Vinícola Guatambu foi destaque no Guia Descorchados 2023, que será lançado em abril deste ano em São Paulo. O Descorchados é um consolidado guia de vinhos que traz avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, com mais de 4.000 vinhos degustados em cada edição.
O Espumante Guatambu Nature Blanc de Blancs recebeu 94 pontos e ganhou a distinção de Melhor Espumante do Brasil. Além desta importante premiação, os vinhos Épico, Isadora Nature Rosé, Guatambu Extra Brut Blanc de Blancs, Luar do Pampa Gewürztraminer, Veste Amarela e Rastros do Pampa Sauvignon Blanc ganharam destaque entre os melhores vinhos e espumantes!
Guatambu Nature Blanc de Blancs:
Considerado o Melhor Espumante do Brasil, Melhor Espumante Nature, Melhor Campanha Gaúcha, TOP TEN Espumantes, recebendo 94 pontos. Elaborado com uvas 100% Chardonnay, esse Blanc de Blancs possui apenas o açúcar residual da uva. Em sua elaboração, parte do vinho base possui uma leve passagem por barril de carvalho francês. O desfecho é uma bebida versátil e persistente, sem deixar de ser marcante.
“Esse é um dos nossos espumantes mais especiais, porque é resultado da menor interferência possível”, conta Gabriela Pötter, enóloga da Vinícola Guatambu. Recentemente este rótulo recebeu Medalha de Ouro no Concurso Internacional La Mujer Elige, realizado em Mendoza na Argentina.
Épico VII:
Entre os Melhores Tintos, Melhores Campanha Gaúcha e TOP TEN Tintos, com 92 pontos, o Épico VII é um vinho memorável, combinação perfeita de 4 uvas que revelaram todo potencial na região da Campanha Gaúcha (Tannat, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Merlot) resultou em um vinho muito elegante e equilibrado, tanto em aromas quanto em boca. Recentemente este rótulo recebeu Medalha de Ouro no Concurso Internacional La Mujer Elige, realizado em Mendoza na Argentina.
Isadora Nature Rosé:
Entre os Melhores Espumantes Nature e Melhores Campanha Gaúcha, com, 92 pontos, este espumante foi elaborado com as melhores parcelas das uvas Chardonnay e Pinot Noir e já nasceu premiado. Elaborado pelo método champenoise, com maturação de 18 meses sur lie e dégorgement feito há no mínimo 7 meses, apresenta extremo equilíbrio e delicadeza, sendo que não recebeu o licor de expedição, por isso é considerado Nature, justamente ao estilo que Isadora apreciava.
Guatambu Extra Brut Blanc de Blancs:
Considerado um dos Melhores Espumantes Extra Brut e Melhores Campanha Gaúcha, com 91 pontos, elaborado 100% com uvas Chardonnay, parte do vinho base possui uma breve passagem por barril de carvalho francês, gerando maior complexidade em boca. Apresenta apenas 5g de açúcar por litro, resultando em um equilíbrio perfeito entre álcool, acidez e açúcar. Pode ser muito bem harmonizado com entradas, saladas, frutos do mar e até́ carnes vermelhas.
Luar do Pampa Gewürztraminer:
Destaque entre os Melhores Brancos e Melhores Campanha Gaúcha, com 90 pontos, a uva Gewürztraminer, uma casta exótica e aromática, adaptou-se muito bem aos verões secos da região da Campanha Gaúcha. Apresenta cor esverdeada com reflexos prateados, seus aromas nos levam aos mais belos jardins repletos de flores, com elegante toque de erva-doce e mel. Na boca, apesar de ser considerado um vinho seco, mostra textura sedosa, ligeiramente picante que contrasta com sua suave doçura. Vinho untuoso e de amplo volume.
Veste Amarela:
Considerado um dos Melhores Laranjas e Melhores Campanha Gaúcha, com 90 pontos. Inovador, este vinho leva o nome do pássaro Veste Amarela, que está ameaçado de extinção no Bioma Pampa e foi encontrado em bando por biólogos da SAVE Brasil na Estância Leões, em Dom Pedrito, onde são cultivadas nossas uvas. Representa a nova geração de produtos pensados para atender as demandas atuais dos consumidores.
O vinho permaneceu em contato com as cascas e sementes durante seis meses, preservando sua identidade e resultando em uma coloração alaranjada e um vinho mais estruturado. A maturação ocorreu, de forma inédita, em ânfora de concreto virgem, durante 30 dias.
Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon:
Entre os Melhores Campanha Gaúcha, com 90 pontos. De vibrante coloração rubi com reflexos violáceos, no nariz expressa aromas de geleias de frutas negras, como amora e ameixa, além de notas mentoladas e especiarias, como cravo e pimenta preta, oriundas do estágio de três meses em barrica. Em boca é um vinho vivo, com taninos marcantes e aveludados. Possui um final de boca persistente e retrogosto refrescante com notas mentoladas, como eucalipto e hortelã.