A Pinot Noir da Campanha Gaúcha
Para além das castas tradicionais da Campanha Gaúcha, como a consagrada Tannat e Cabernet Sauvignon, outra variedade também tem se destacado e inspirado a elaboração de grandes vinhos na campanha, a famosa e elegante Pinot Noir. Casta francesa, introduzida na região entre as décadas de 70 e 80 a variedade está atraindo cada vez mais atenção por ter alcançado um nível extraordinário de qualidade na vinha.
A Pinot Noir demanda cuidado, é exigente e de trato delicado. Encontrou no microclima da campanha as condições climáticas ideais para o desenvolvimento de todas as suas qualidades. O clima permite que a maturação seja completa, e como resultado, os vinhos varietais alcançam um excelente nível de teor alcoólico, corpo volumoso, que entrega todo o romance clássico dos grandes vinhos elaborados a partir dela.
Tem demonstrado altíssima qualidade e muita competência para a elaboração dos vinhos jovens frutados excitantes e envolventes, aos elegantes e ricos vinhos de guarda com um complexo painel aromático.
Os produtores da região fascinados com esta realidade investem em tecnologia e qualidade nos processos para atender a demanda exigente do mercado, por uvas de alta qualidade.
A Vinícola Guatambu entrega a safra 2021 de varietal Pinot Noir, num lote limitado de 4.800 garrafas na linha Premium Rastros do Pampa que se destaca por mostrar em seus vinhos o “terroir” da Campanha Gaúcha e todo seu potencial.
Rastros do Pampa Pinot Noir é um vinho diferenciado, que surpreende muito. No nariz, muitas frutas vermelhas como framboesa, cereja e morango, com leve toque de sândalo. Na boca, sente-se o retrogosto de baunilha e chocolate. Um vinho volumoso, com taninos envolventes e boa persistência.
Texto: Patricia Skvira – WSET3, Certified CMS, Sommelier e Cozinheira