O afeto e os sabores de um sonho de família
Hoje, trazemos aos nossos leitores uma reportagem especial escrita por Patrícia Lima, originalmente publicada no Jornal do Comércio. A matéria retrata o enoturismo na Região da Campanha e em um trecho conta a inspiradora trajetória da família Pötter, que transformou sua propriedade no interior de Dom Pedrito em um dos principais polos enoturísticos da região. Confira abaixo:
“Há duas gerações, o negócio da família Pötter, no interior de Dom Pedrito, era o gado de corte das raças Hereford e Braford e as lavouras de grãos. Até uma das filhas de Valter José, o patriarca, aparecer com a ideia de diversificar e implantar vinhedos na propriedade. Engenheira Agrônoma, Gabriela Pötter sabia do potencial do terroir da Campanha para produzir vinhos de grande qualidade.
Foi assim que, em 2003, foram plantadas as primeiras mudas importadas da França e da Itália na propriedade de Leões. Dez anos depois, em 2013, foi inaugurada oficialmente a Guatambu Estância do Vinho, um dos principais polos enoturísticos da região.
Na estrutura moderna cuja porteira fica às margens da BR-293, a estética faz referência às estâncias históricas, com toques de contemporaneidade. O principal deles é o conjunto de placas solares que garante 100% de energia limpa para a operação da vinícola.
Das portas para dentro, o visitante mergulha em um tour pela trajetória da família Pötter e pelas etapas de vinificação dos tintos, brancos e espumantes elaborados ali. Em cada parada, um tempo extra é reservado para a degustação de rótulos selecionados pelos enólogos para ilustrar a experiência.
As degustações e passeios guiados pelo interior da vinícola são oferecidos diariamente e a procura tem crescido a cada mês. Nada se compara, porém, ao frenesi provocado pelas datas mais concorridas do calendário da Guatambu.


Com fila de espera que pode chegar a meses, o Dia Épico ocorre uma vez por mês e consiste em uma imersão completa no universo da vitivinicultura do Pampa. Depois de conhecer a estrutura do local, o turista é encaminhado a um grande salão onde ocorre o almoço harmonizado, momento em que as carnes Premium produzidas na própria estância são servidas junto com os rótulos mais prestigiados da casa. Tudo embalado por músicos locais que executam o melhor do cancioneiro gaúcho de raiz. É programação para um dia inteiro, com direito a curtir o pós-almoço com uma tacinha de espumante no Jardim Isadora, espaço afetivo que homenageia uma das filhas e fundadoras da vinícola. Muitas vezes, quem assa o churrasco na parrilla é o próprio Valter José. A enóloga Gabriela Pötter explica todas as etapas da harmonização e a matriarca, Nara, cuida dos mínimos detalhes da recepção dos comensais.
“Fazemos esse almoço somente uma vez por mês, apesar da procura sempre exceder a oferta. É um momento em que a nossa família se reúne para receber as pessoas em casa, então fazemos questão de preparar o melhor. Nosso objetivo é oferecer uma experiencia do que a Campanha tem de mais autêntico e saboroso”, comenta Mariana Pötter Vieira, responsável pelo enoturismo na Guatambu.”