Vinícola Guatambu recebe o prêmio “Destaques A Granja”
“O Brasil que segue em frente passa pelas mãos deles. Um país que se manteve dignamente em movimento em meio ao caos da pandemia justifica muitos e muitas. Desde aquelas cuja atuação era tão esperada – as mãos que aplicaram as desejadas vacinas de enfrentamento ao danoso coronavírus – até as que mantiveram a nação bem distante da inércia – e, entre estas, todas as envolvidas na geração de alimentos. Foram e são milhões de mãos, dedicadas em não permitir que falte comida na mesa dos brasileiros. Missão cumprida”. Trecho da Revista A Granja.
A Vinícola Guatambu é vencedora na categoria “Vinhos”, da 36º edição do prêmio Destaques A Granja do Ano, que, desde 1986, premia, a partir das escolhas dos leitores d’A Granja, a partir das escolhas dos leitores d’A Granja, os mais destacados nos principais segmentos agropecuários.
Confira um trecho da entrevista que está na revista impressa:
Destaque os principais atributos dos vinhos e espumantes da Guatambu Vinhos que os diferenciam no mercado?
Gabriela Pötter: São vinhos elaborados em um terroir maravilhoso, a Campanha Gaúcha, com uvas próprias e lotes limitados, com a identidade do pampa gaúcho. Como as uvas tem muita qualidade, nos permite produzir vinhos com muito baixa concentração de conservante SO2 e com isso as notas mais frutadas são ressaltadas. No caso dos vinhos tintos, como colhemos as uvas na maturação plena, eles naturalmente apresentam graduação alcóolica entre 13 até 15% do volume, ótimo equilíbrio entre acidez e álcool, e se caracterizam por seus taninos maduros, sensação em boca “aveludada” e aromas de frutas vermelhas e negras.
E quais as características e vantagens da região em que está localizada a Guatambu Vinhos para a produção de vinhos e espumantes?
Gabriela Pötter: Com as estações do ano bem definidas, verões quentes com pouco volume de chuvas e invernos com frio constante, a Campanha Gaúcha, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, a fazer fronteira com o Uruguai, na latitude 31, é uma região brasileira cujas características geológicas e climáticas se assemelham às das melhores vinícolas do mundo do hemisfério sul. Isto permite a maturação plena das uvas, bagas muito concentradas, o que resulta em vinhos com equilíbrio entre álcool, acidez e corpo, tintos com alta concentração de álcool, além de brancos com aromas intensamente frutados.